II Mostra Curta Pará de Cinema

REGULAMENTO

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS:

1. A Mostra Curta Pará é organizada pela Mira la Manga. E será realizada em Belém, na data de 05 a 08 de julho de 2016.

2. A Mostra Curta Pará tem como objetivos a exibição da produção recente de cinema de curta-metragem paraense e nacional, assim como promover o acesso do público a este panorama. Além de contribuir para o desenvolvimento do mercado cinematográfico, de filmes de curta-metragem, quanto à sua linguagem e sua forma de produção.

CATEGORIAS:

3. Mostra Competitiva Curta Pará Regional, na qual concorrerão filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2013, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam do Pará, ou residentes no Estado há mais de 02 anos.

4. Mostra Competitiva Curta Pará Nacional, na qual concorrerão filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2013, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam dos outros Estados Brasileiros, ou residentes no País há mais de 02 anos.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

5. As inscrições serão feitas por meio do site www.curtapara.com , no período de 10 de março a 10 de abril de 2016.

6. As inscrições são gratuitas.

7. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição online informando o link para acesso ao filme e também a senha, quando for o caso. É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo

8. Após o envio da ficha de inscrição com link válido para visualização do filme, o responsável pela inscrição deve enviar um e-mail para curtapara@gmail.com, com até 3 fotos de divulgação do filme, cartaz da obra e foto do realizador, em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpi.

9. A inscrição só será validada após o recebimento de todo o material (Ficha de Inscrição Online e E-mail com o material solicitado).

10. Link e/ou senha de acesso incorretos que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

11. Não serão aceitas inscrições de obras ainda não concluídas, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

12. Cada participante (na função de direção ou de representante da empresa produtora) poderá inscrever, no máximo, três (03) trabalhos.

SELEÇÃO:

13. A seleção dos filmes participantes será feita por uma comissão formada por profissionais da área do cinema e audiovisual, nomeada pela coordenação da Mostra.

14. A lista de divulgação dos filmes selecionados será divulgada por meio do site da Mostra e por comunicado direto aos selecionados, via e-mail.

15. Os filmes selecionados irão compor as mostras competitivas: Regional e Nacional, cada um em sua categoria de inscrição.

16. Os filmes inscritos e não selecionados para as Mostras Competitivas, poderão ser convidados pela organização da Mostra para compor a grade de programação das Mostras Paralelas.

17. A organização do Festival entrará em contato com os responsáveis pelos filmes selecionados para as Mostras Paralelas. As produções não contatadas devem considerar-se não selecionadas para esta edição da Mostra.

18. A Mostra além do processo de seleção de obras, reserva-se ao direito de convidar filmes para exibição, como convidados.

19. Não cabe qualquer tipo de recurso da decisão da comissão de seleção.

PREMIAÇÃO:

20. Os prêmios das Mostras Competitivas do Curta Pará serão definidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, esta por meio de votação do público participante nas sessões, com o objetivo de estimular a participação e formação de platéia para o cinema nacional. O Júri Oficial será formado por profissionais renomados da área do cinema e audiovisual.

21. O Júri Oficial e o Júri Popular da Mostra Curta Pará concederão aos mais votados nas mostras competitivas o “TROFÉU CURTA PARÁ”.

22. A organização poderá instituir prêmios resultantes de parcerias e apoios.

23. Os parceiros e apoiadores poderão premiar livremente filmes das Mostras Competitivas e Paralelas.

ACERVO:

24. Os filmes enviados para seleção serão incorporados ao acervo da Mostra, podendo ser utilizados estritamente para fins culturais, sem fins lucrativos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

25. O responsável declara, no ato de inscrição, ser inteiramente responsável por todos os direitos relativos à obra inscrita, incluindo direitos autorais, trilha sonora e direitos de uso de imagem de terceiros, assumindo exclusiva responsabilidade legal por qualquer reclamação, ação judicial ou litígio decorrente da exibição ou uso dos filmes na Mostra Curta Pará, isentando a Mira la Manga e os organizadores da Mostra de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros.

26. Os filmes selecionados não poderão mais ser retirados da competição, não cabendo qualquer recurso e/ou pedido de indenização. Somente a Organização da Mostra poderá, a qualquer momento, retirar o filme que não cumprir as normas deste Regulamento ou que falsear as informações prestadas no ato de inscrição.

27. Ao inscrever-se na Mostra Curta Pará, os realizadores estão cedendo à organização, todos os direitos de utilização de imagens, sons, fotos e material gráfico relativo à obra inscrita, para fins de divulgação dos mesmos em qualquer meio de comunicação.
28. Todos os filmes selecionados serão exibidos em formato digital.

29. Ao enviar um filme para seleção nesta Mostra, os realizadores declaram estar de acordo e aceitar todo o conteúdo deste regulamento.
30. O presente regulamento entra em vigor a partir desta data.

Belém, 09 de março de 2016.